Hackeando a medicina: italiano cria “cura” open source para câncer cerebral

Publicado: 13 de setembro de 2012 em open knowledge
Tags:,

A história do jovem italiano Roberto Preatoni tem chamado a atenção de ciberativistas, jornalistas e curiosos do mundo inteiro: o hacker decifrou o informe médico confidencial que revela ter câncer cerebral e distribuiu o documento para a comunidade open source. A ideia do italiano é realizar um mutirão colaborativo para a sua cura – uma espécie de “crowdsourcing medicinal”.

Preatoni divulgou um vídeo e uma carta contando sua história e explicando o inusitado movimento. “Cura significa coisas diferentes em culturas distintas: há cura para o corpo, para a alma e, inclusive, para a comunicação”, afirma. O texto segue com um convite para artistas, designers, hackers, cientistas, médicos, fotógrafos, video-criadores, músicos e escritores acessarem seu documento – em formato aberto – e criarem “curas” para sua situação.

O italiano ainda promete compartilhar todos os progressos que vier a ter no difícil tratamento, a fim de contribuir com pessoas que tiverem o mesmo problema de saúde. Dois médicos já deram seus pareceres ao italiano, direto de seus tablets, em um domingo.

Confira abaixo o vídeo e a carta de Preatoni, contribua com sua cura e deixe sua opinião sobre a ideia entusiasmante do italiano!

Tenho câncer cerebral.

Ontem fui buscar meus registros médicos digitais: tenho que enviá-los a muitos médicos. Por azar, se encontravam em um formato fechado e, portanto, não podia abri-los e enviá-los neste formato a todas as pessoas que poderiam salvar minha vida.

Os decifrei. Abri os documentos e os converti em conteúdos de formato aberto, de maneiro que possam ser compartilhados com todos. Hoje mesmo pude compartilhar meu estado de saúde – as informações sobre meu câncer cerebral – com três médicos. Dois deles já responderam.

Fui capaz de fazer isto devido aos dados em formato aberto e acessível: os médicos puderam abrir os arquivos em seus próprios equipamentos, seus tablets. E me responderam desde suas próprias casas, no domingo.

Progressivamente, eu mesmo publicarei todas as respostas que receber, com o uso de formatos abertos, para que qualquer pessoa com o mesmo problema que eu possa se beneficiar das soluções encontradas.

Trata-se de uma cura. Esta é minha cura open source. E este é um convite aberto para que você participe dela. Cura tem significados diferentes em várias culturas: há cura para o corpo, para alma e para a comunicação.

Divulgue a informação sobre a minha doença e, se quiser, dê-me uma cura: crie um vídeo, uma obra de arte, um mapa, um texto, um poema, um jogo ou trate de encontrar uma solução para meu problema de saúde. Artistas, designers, hackers, cientistas, médicos, fotógrafos, vídeo-criadores, músicos, escritores. Qualquer um pode dar uma cura.

Crie sua própria cura com o conteúdo que se encontra na seção DATI/ DATA, aqui neste site, e o envie para info@artisopensource.red. Se souber de algum médico disposto a considerar o caso, por favor, deixe-o saber de minha história.

Muito obrigado, Roberto “SyS64738” Preatoni

…cruzemos os dedos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s